O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas foi
criado pelo Distrito Escolar na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano
de 1983 com a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistence Education) que traduzindo
significa Educação para Resistir ao Abuso de Drogas, e apresentado ao
departamento de Polícia. Na prática quando foi implementado teve boa aprovação
da população e com dois anos de aplicação o programa já estava em todos os estados
americanos. De lá pra cá se romperam fronteiras e atualmente já vem sendo
aplicado em mais de 59 países. Atualmente o projeto é enaltecido por diversas
organizações, tal como o Instituto Nacional de Estudo sobre Abuso de Drogas -
NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, que referenda
o PROERD como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas em todo
o mundo.
No Brasil o Programa iniciou-se no
Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para outros Estados. Tamanha foi a
aceitação por parte das escolas e comunidade, que atualmente o programa já
atende todos os estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas.
Chegou no estado de Mato Grosso no ano de 2000 especificamente em Cuiabá e
Várzea Grande, alcançando vários municípios no interior do Estado.
Mato Grosso até o ano de 2010 totalizou aproximadamente 150.000 (cento e cinquenta
mil) crianças, adolescentes e pais já formados pelo PROERD, equivalendo a
1.800.000 (um milhão e oitocentos mil) atendimentos. No ano (2011)
fortaleceram-se as parcerias com a Secretaria Municipal de Cuiabá e Estadual de
Educação, bem como atendimento ao Exército Brasileiro com o currículo PROERD
para Pais.
O Policial Militar instrutor do
PROERD é selecionado pelas corporações militares, por uma equipe
multidisciplinar, na qual se exige do policial alguns pré-requisitos para a
inscrição. Sendo apto nesta seleção, o policial participa de um curso integral,
com intenso treinamento e avaliação com profissionais de diferentes áreas como
psicologia, pedagogia, toxicologia, assistência social, entre outros, passando
por um estágio e sendo aprovado, o policial recebe o certificado de instrutor
do Proerd.
O PROERD na escola, com currículo
para crianças de 9 a 12 anos, 5º ano, tem como base o princípio da integração
social, com muita participação dos alunos. Nas aulas temos apoio, colaboração e
acompanhamento dos professores. O Programa tem um material de apoio (livro do
estudante), composto de doze lições que abordam fatos sobre algumas drogas,
noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia
para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência
incluindo prática de bulling, maneira de se lidar com o estresse, promoção da autoestima,
tomada de decisão e valorização à vida.
A
principal característica do PROERD é a mobilização da comunidade local em torno
do tema. A Polícia Militar faz questão de ressaltar que não se trata apenas de
um projeto da corporação: para garantir a eficácia dos seus resultados é
preciso garantir que ele seja uma parceria efetiva entre escola, Polícia
Militar e família.
A ideia é, através da aproximação da polícia com a comunidade, resgatar a noção
de “polícia comunitária”, cujo papel é fundamental na redução da criminalidade
e na melhoria da qualidade de vida da comunidade, sobretudo nas regiões menos
favorecidas dos Municípios.
Por meio de uma atividade de fundo social e psicológico, o programa trabalha a
autoestima das crianças, auxiliando esses estudantes a reconhecer e resistir às
pressões diretas e indiretas que podem influenciar no uso de drogas lícitas e
ilícitas – como álcool, cigarro, maconha, inalantes, dentre outros tipos – e
mesmo a prática de atividades ilegais ou violentas tais como o vandalismo,
envolvimento com tráfico, furtos e roubos.
O programa também possui uma
vertente direcionada aos pais e responsáveis, buscando ensinar temas como:
importância do diálogo com os filhos, fatores de risco associados à juventude,
noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência, fatores e fontes
de pressão para a utilização de álcool e drogas e para o uso e resolução
pacífica de conflitos.)
Fica claro, portanto, que o PROERD é um
programa de caráter social preventivo. Ele está amparado pela Constituição
Federal - uma vez que esta vê na Polícia a vocação preventiva no combate à
criminalidade - aliado à Lei Federal nº 11.343 , de agosto de 2006, que
regulamenta o SISNAD, Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, que
sugere, entre outras determinações, a implementação de políticas de formação
continuada para os profissionais de educação nos três níveis de ensino que
abordem da prevenção ao uso indevido de drogas .
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