quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DICAS DE SEGURANÇA - 23° POLICIA MILITAR - VILA RICA - MT


DICAS DE SEGURANÇA


EM RESIDÊNCIA   
    
1) Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinqüentes valem-se de nossos descuidos.
2) Procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferentemente instaladas no lado interno.

3) Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais freqüentes através dos acessos dos fundos da casa.

4) Pela manhã, ao acordar, devem ficar atentos à presença de estranhos no quintal e que possam subjugá-los para ganhar o interior da casa.

5) Mantenha-se alerta na saída e chegada. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 07h00 ás 09h00 ou das 18h00 ás 20h00;

6) Se ao entrar em casa perceber indícios de invasão, acione a polícia e conserve o local como foi encontrado;
7) Nunca entre em casa se notar que está aberta ou apresenta movimento estranho.

8) Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando franquear a entrada de um deles em seu lar.

9) Não guarde valores de monta em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização.

10) Use cães adestrados no lado externo da casa. Cachorros de estimação e/ou de pequeno porte devem ficar dentro de casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão dar alarme no caso de tentativa de arrombamento.

11) Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente..

12) Não confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estarem aptos a seu manejo correto e eficiente.

13) Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia (190; 197; 0800-653939). Conheça a localização da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia de sua cidade. Instrua seus familiares e funcionários (colaboradores) de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações.

14) Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas, etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder. Havendo outras pessoas na casa, uma delas devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento.

15) Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel. Evite obras de arte, decorações de jardim, etc., que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.

16) Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que, de sua vez, deve ser cravada em armação de concreto armado que circunde o orifício feito para sua instalação.

17) Use todos os expedientes para dificultar a ação de delinquentes, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, sensor de presença, CFTV, cerca elétrica nos pontos mais vulneráveis.

18) Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

19) Antes de dormir devemos verificar se todas as portas e janelas estão trancadas. As portas internas que dão acesso aos quartos, e as dos quartos devem ser trancadas. Se um invasor tiver acesso ao interior de sua casa, ele não pode ter acesso a eles;

20) Se você for interpelado por alguém que se diz policial, exija a exibição de sua cédula de identidade funcional. É um direito seu e sua garantia.
21) Na entrada e saída de pessoas de casa, verificar se não existe a presença de estranhos ou suspeitos;
22) Os seus filhos e empregados devem ter conhecimento sobre as técnicas de segurança. Todos os ocupantes devem conhecê-las, para melhorar sua eficácia;
23) Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora, abrindo-os somente após a identificação dos visitantes;
24) Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores não estão em casa;
25) Fique atento aos seguintes fatos: Carro novos circulando próximo a sua residência, com placas danificadas ou duvidosas, ocupados por mais de uma pessoas; Ex- empregados que passem a rondar sua residência; Namorados de suas empregadas que comecem a freqüentar sua casa; Carteiros desconhecidos; Estranhos parados próximos a sua casa ou entrada ou edifício; Pessoas armadas.
26) Tenha um inventário completo de seus pertences, para quando houver algum problema você possa fazer uma conferência dos mesmos, ou fazer uma comunicação de furto ou roubo. Relacione os objetos de valor, anotando modelo, marca, número de série, data e valor da compra. Ao confeccionar seu inventário, tire fotos dos objetos de maior valor ou de todos, se preferir. Cadastre estas fotos de acordo com o inventário. Exemplo:
ITEM 1 – Equipamentos com número de série: anote o número da série e descreva o equipamento.
1) TV 23 polegadas, marca (....), número de série (.....), adquirida em ___/___/___, pelo valor de R$ (....), no comércio (....), nota fiscal nº (....),foto “a”.
2) ...
Estas são apenas algumas dicas básicas que poderá seguir para estar mais seguro na sua residência, evitando furtos ou roubos. Se tiver outras dicas nos informe.

 “OS RISCOS EXISTEM E PODEM SER EVITADOS. O MELHOR CAMINHO É A PREVENÇÃO”. (Dr. Jorge Lordello).

Dicas elaboradas por:
 Francisco Amarildo M. Barbosa - Gestor de Segurança da Concremax – Especialista em Segurança Pública (Unemat); Graduado em Gestão de Segurança Pública, Patrimonial e Pessoal (Univag) e CAP PM RR DA PMMT.
Contato: (065) 9987.5210
E-mail: amarildomarinho22@gmail.com

Fontes:
BORNHOFER, Paulo Roberto – Como se Prevenir da Violência (2002), editora Comercial.
SILVA, André Pereira da. Gestão de Conduta na Segurnaça Eletrônica (2009), Rio de Janeiro, Editora Ciência Moderna Ltda.


SEDE DO CR X E 23° BPM
Rua 12 esq. com Rua 01 - S/N, VILA RICA-MT
Cep. 78.645-000 Tel. . Fax. (66)3554 - 1190
                                                                                   E-mail- 23bpm@pm.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...